segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mulheres Jornalistas: A Grande Invasão

Mulheres Jornalistas: A Grande Invasão


A jornalista e pesquisadora, Regina Helena de Paiva Ramos, reúne relatos das pioneiras no jornalismo para mostrar como as mulheres lutavam para derrubar preconceitos e conquistar seu espaço no jornalismo. Repórter do jornal A Gazeta,em 1952, algumas de suas histórias também estão presentes no livro.





A obra Mulheres Jornalistas: A Grande Invasão é criada a fim de elucidar as conquistas feitas por muitas brasileiras nas décadas de 50 e 60 e que hoje em dia não recebem o destaque que merecem. Muitas desbravadoras que, com o passar dos anos, ficaram esquecidas na memória de nossas histórias. Contém histórias de mulheres que fizeram carreiras e abriram espaço para muitas em um período marcado por regras rígidas, preconceitos e tabus.
Uma das críticas que o livro traz em sua quarta capa é da jornalista Dora Kramer, que após o término da leitura, concluiu: “Talento não é uma questão de gênero”.  É isso que a autora quer mostrar ao reunir mais de 67 histórias de mulheres que criaram e fizeram muito pelo jornalismo e mesmo assim, ainda passavam por episódios como o que ocorreu com Lucinha Fragata, impedida pelo porteiro de entrar na redação do Jornal da Tarde, porque lá só trabalhavam homens.
Esses relatos servem como uma verdadeira aula de jornalismo, pois tudo era inédito e os caminhos utilizados para inovação e criação são de despertar o interesse nessa área, que atrai cada vez mais brasileiras.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © . Mulheres no Jornalismo - Posts · Comments
Theme Template by BTDesigner · Powered by Blogger